gestao-de-clinicas

5 dicas para fazer uma gestão de clínicas eficiente

Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
clock (1)
4 min.

Para que um negócio funcione de forma adequada, é necessária muita organização e controle sobre todos os processos realizados, principalmente na área de saúde. Por isso, realizar uma gestão de clínicas eficiente é indispensável para garantir que tudo funcione da melhor maneira. 

Com uma gestão de clínicas, os processos se tornam mais rápidos e ágeis, garantindo que os pacientes tenham um atendimento de qualidade e mais humanizado. Para que você entenda mais sobre o assunto e saiba como aplicar a gestão de forma prática, continue acompanhando o artigo que a Comigo Saúde preparou. 

Por que aplicar a gestão de clínicas?

O termo, que surgiu no Brasil em 2001, trazido pelo pesquisador na área da saúde Eugênio Vilaça Mendes, consiste em utilizar diversas ferramentas, principalmente as tecnológicas, para promover um atendimento acolhedor e ágil aos pacientes.

Dentro de um centro de saúde, é de extrema importância que todos os setores funcionem de maneira rápida, organizada e eficiente, para, com isso, garantir uma boa prestação de serviço a todos.

Quando você consegue acompanhar todos os processos de administração de clínicas de maneira eficiente, todos os setores desempenham um bom potencial e entregam um atendimento mais humanizado e de qualidade, desde a recepção até a finalização das consultas.

Como aplicar a gestão de clínicas?

Para que você consiga aplicar de forma efetiva uma boa gestão clínica, separamos 5 passos práticos logo abaixo. Confira.

Tenha um bom time

O primeiro passo para realizar a implantação de uma gestão de clínicas é garantir que todos os funcionários estejam engajados em desenvolver um atendimento acolhedor, valorizando cada paciente e contribuindo para que tudo consiga ser executado de maneira inteligente.

Por isso, mantenha todos os profissionais engajados no mesmo propósito. Recepcionistas, enfermeiros, médicos, para ter uma performance ágil e satisfatória, executando bem as tarefas e transmitindo aos pacientes tranquilidade e eficiência.

Controle as finanças

Assim como em qualquer empresa, ter o controle dos gastos e ganhos é de extrema importância para o equilíbrio das finanças da instituição. Acompanhe sempre os processos financeiros, para que sempre haja verba para os materiais de trabalho, e uma boa infraestrutura, a fim de acomodar adequadamente os pacientes.

Com tudo devidamente ajustado, é possível realizar algumas melhorias para aprimorar o atendimento nas consultas, sala de espera e em outros ambientes.

Organize os procedimentos internos

Para garantir maior qualidade nos serviços, é muito importante estabelecer uma boa dinâmica nos processos de funcionamento e na comunicação dos funcionários. Por isso, analise como funcionam todos os setores e de que modo os dados são armazenados e transferidos de um setor para outro.

Uma ótima ferramenta para isso é, sem dúvida, a tecnologia. Realizar a seleção dos arquivos, prontuários, receitas e demais documentos com um sistema para clínica, vai desocupar espaço físico e trazer uma maior eficiência no atendimento aos pacientes, que terão seus dados e agendamentos de consulta encontrados facilmente e mantidos em sigilo.

Avalie a satisfação dos pacientes

Para melhoria na gestão de clínica médica, é de extrema importância ouvir os que os pacientes têm a dizer, por isso, realize avaliações periódicas de satisfação, para entender quais pontos estão bons e os que precisam de maior atenção e melhorias.

Elas podem ser aplicadas após as consultas de maneira física ou digital. O importante é conseguir armazenar e analisar as respostas adequadamente.

Invista em inovações

Pensando sempre na qualidade dos serviços prestados, invista sempre em inovações que facilitem todo o funcionamento dos serviços e a comunicação do cliente com o centro médico.

Disponibilize canais de atendimento on-line e via telefone, e um sistema para clínica médica de agendamento de consulta, cadastros e esclarecimento de dúvidas. Com isso, permitindo um contato maior com o paciente, que poderá interagir com o atendimento de maneira mais cômoda, o que é essencial na área da saúde.

Aplicando esses conceitos, você vai construir uma boa gestão de clínicas que esteja sempre pronta a realizar um atendimento de qualidade a todos os pacientes, auxiliando-os em uma recuperação saudável e efetiva.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Baixe nossos
materiais exclusivos

e tenha acesso a conteúdos sobre

Baixe nossos materiais exclusivos e tenha acesso a conteúdos sobre

saúde e bem estar

Receba nossos conteúdos gratuitamente.
Toda semana enviamos diretamente na sua caixa de email dicas de saúde, bem estar e descontos.

Também detestamos spam!

POSTS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossos conteúdos gratuitamente.
Toda semana enviamos diretamente na sua caixa de email dicas de saúde, bem estar e descontos.

Também detestamos spam!

Baixe nossos
materiais exclusivos

e tenha acesso a conteúdos sobre

Baixe nossos materiais exclusivos e tenha acesso a conteúdos sobre

saúde e bem estar