original-90b9be6204e3f565f611c4031b3b5c0c

Como é feita a biópsia da tireoide? Veja!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
clock (1)
4 min.

Quando ouvimos a palavra “biópsia”, pode surgir aquela estranheza — ou curiosidade — pelo procedimento. Se aliada à “tireoide”, então, ela pode, ainda, assustar muita gente. Mas saiba que realizar a biópsia da tireoide não é nenhum bicho de sete cabeças. O procedimento nada mais é do que tirar parte do tecido para análise laboratorial. O exame serve para diagnosticar nódulos malignos ou benignos na região.

A boa notícia é que a grande maioria dos casos desse tipo de biópsia apresenta resultados positivos, sendo apenas nódulos, e não representa um câncer. Entenda que a tireoide é uma glândula responsável pela produção de hormônios que regulam todo o nosso metabolismo. Percebeu como ela é importante para o nosso organismo? Prossiga com a leitura para entender mais sobre esse procedimento fundamental para a detecção de doenças.

Mas, afinal, como é feita a biópsia da tireoide?

Existem duas formas de fazer esse exame. A primeira delas, a biópsia aspirativa, é considerada a melhor forma e a mais simples para investigação de tumores nessa região. É um método minimamente invasivo em que o médico utiliza uma agulha bem fina para aspirar algumas gotas de líquido das células da glândula que são enviadas para análise patológica.

Para esse procedimento, o paciente deve fazer um jejum anterior de 8 a 12 horas. No dia do exame, ele recebe anestesia geral uma hora antes da biópsia e também um cateter intravenoso no braço, além de tubos de oxigênio que ficam responsáveis por levar ar ao pulmão durante todo o processo.

Já na biópsia por cirurgia, indicada somente em casos em que a biópsia aspirativa por agulha não apresenta resultados significativos, é feita uma lobectomia, que é a retirada de toda a glândula tireoide para avaliação, sendo muito mais invasiva. Esse procedimento só pode ser realizado no centro cirúrgico e também necessita que o paciente seja totalmente anestesiado.

Quais são os cuidados pós-exame ou cirurgia?

Após a biópsia, o paciente costuma ficar sonolento por muitas horas, sob efeito da anestesia. Por isso, não pode realizar atividades que exijam esforço, devendo ser acompanhado de um familiar ou amigo para realizar o exame. Além disso, é comum que ele tenha uma leve dor ou desconforto na garganta causados pelo próprio procedimento.

Em quais casos é importante fazer o exame?

A maioria das pessoas com câncer de tireoide não apresenta sintomas, por isso, a melhor prevenção é o acompanhamento de rotina. Contudo, pacientes com histórico dessa doença na família podem se autoexaminar periodicamente, fazendo leves toques na região do pescoço em que fica a tireoide, bem abaixo das cordas vocais.

Também é importante saber que as anomalias da tireoide, nem sempre câncer, acometem mais as mulheres e em idade reprodutiva, assim como pessoas expostas à radiação. Contudo, mesmo que você não tenha predisposição à doença, é importante realizar exames clínicos de tireoide com frequência. Ainda assim, ao menor sinal de alteração na região, é fundamental procurar auxílio médico; só ele será capaz de dizer se e quando é hora de fazer biópsia da tireoide.

Percebeu alterações na região do pescoço, sem ser por aumento de peso, e tem alguns sinais, como suor excessivo e taquicardia ou palpitações sem explicação? Confira, agora, um artigo sobre as principais características que evidenciam alteração de tireoide e o que fazer nesse caso.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Baixe nossos
materiais exclusivos

e tenha acesso a conteúdos sobre

Baixe nossos materiais exclusivos e tenha acesso a conteúdos sobre

saúde e bem estar

Receba nossos conteúdos gratuitamente.
Toda semana enviamos diretamente na sua caixa de email dicas de saúde, bem estar e descontos.

Também detestamos spam!

POSTS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossos conteúdos gratuitamente.
Toda semana enviamos diretamente na sua caixa de email dicas de saúde, bem estar e descontos.

Também detestamos spam!

Baixe nossos
materiais exclusivos

e tenha acesso a conteúdos sobre

Baixe nossos materiais exclusivos e tenha acesso a conteúdos sobre

saúde e bem estar