colesterol-alto

Colesterol alto: saiba como identificar e tratar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
clock (1)
4 min.

O colesterol é uma substância de extrema importância para o funcionamento do organismo, produzindo hormônios e membranas celulares. Porém, o colesterol alto pode prejudicar o estado de saúde do paciente, favorecendo o surgimento de doenças cardiovasculares.

Por isso, é muito importante ficar atento aos níveis de colesterol, que podem ser baixos, normais ou altos, dependendo da quantidade dessa substância presente no organismo. Por isso, aprenda a identificar esses índices e saiba como tratar o colesterol alto no artigo preparado pela Comigo.

Tipos de colesterol 

Existem três tipos de colesterol no organismo que circulam pelos órgãos para, posteriormente, chegarem até a corrente sanguínea: o HDL, o LDL e o VLDL. “O colesterol HDL realiza a limpeza do sangue, retirando as placas de gordura e levando-as até o fígado para sua excreção. Por isso, essa substância é considerada um bom colesterol”, explica o Dr. Felipe Folco.

Já o LDL é o famoso colesterol ruim, sendo a principal substância monitorada durante os exames. “Ele é uma lipoproteína de baixa densidade que se acumula nas artérias como placas de gordura, dificultando a passagem de sangue. Por isso, o LDL aumenta o risco de infarto e derrame”, salienta o médico.

O VLDL é menos denso que as demais enzimas e faz o transporte dos triglicerídeos (gorduras) para os tecidos do corpo. Ao liberar as moléculas de gordura, ele se transforma em colesterol ruim. Por isso, é de extrema importância ficar atento aos níveis dessas substâncias, realizando o exame de colesterol.

Causas do colesterol alto

Todos os indivíduos estão sujeitos a desenvolver uma alta quantidade de colesterol LDL. O aparecimento da substância geralmente está ligado à má alimentação (ingestão de alimentos gordurosos) e a um estilo de vida sedentário.

Porém, existem algumas condições e quadros de saúde que podem favorecer o aumento dessa enzima. Casos de sobrepeso, obesidade e diabetes podem facilitar o aparecimento do colesterol ruim no organismo. Também é possível desenvolver altos níveis quando há histórico familiar da doença.

Como identificar o colesterol alto

Geralmente, o organismo não apresenta sintomas de colesterol alto, apenas quando há o avanço de doenças causadas pela substância. Portanto, é de extrema importância monitorar os hábitos alimentares e realizar atividades físicas para a prevenção do aumento da enzima no organismo.

Além disso, deve-se incluir o exame de lipidograma na lista de procedimentos de rotina. Essa avaliação serve para analisar os níveis de colesterol e triglicerídeos por meio das amostras sanguíneas em pacientes a partir dos 10 anos. O diagnóstico precoce é fundamental para diminuir os níveis de colesterol antes de gerar consequências graves ao paciente.

Tratamento para o colesterol alto

O quadro de colesterol alto pode ser revertido com um tratamento que consiste na mudança de hábitos do paciente e, caso necessário, o uso de medicamentos. Para eliminar o LDL é necessária uma reeducação alimentar, inserindo opções saudáveis nas refeições.

Alimentos com altos níveis de gordura devem ser evitados. Além disso, o paciente necessita aliar o novo cardápio a atividades físicas, que devem ser feitas por, no mínimo, três vezes por semana.

Em alguns casos, o paciente poderá necessitar de medicação para seguir com o tratamento. Essas substâncias poderão auxiliar no processo de eliminação do excesso de colesterol no organismo e são utilizadas apenas com indicação médica.

Métodos de prevenção

Para prevenir o quadro de colesterol alto, o paciente precisar manter uma dieta equilibrada, evitando alimentos gordurosos em excesso, além de praticar atividades físicas de duas a três vezes por semana.

Por ser uma condição silenciosa, é de extrema importância realizar os exames de rotina, como o lipidograma. Para cuidar da sua saúde e manter os níveis de colesterol equilibrados, conte com a ajuda da Comigo Saúde.

Aqui, você agenda seus exames de modo rápido e fácil. Tenha acesso às melhores instituições por um preço justo e acessível. Aproveite para cuidar da sua saúde e de quem você ama pela Comigo Saúde.

Texto revisado pelo Médico Felipe Folco CRM 100694

Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Baixe nossos
materiais exclusivos

e tenha acesso a conteúdos sobre

Baixe nossos materiais exclusivos e tenha acesso a conteúdos sobre

saúde e bem estar

Receba nossos conteúdos gratuitamente.
Toda semana enviamos diretamente na sua caixa de email dicas de saúde, bem estar e descontos.

Também detestamos spam!

POSTS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossos conteúdos gratuitamente.
Toda semana enviamos diretamente na sua caixa de email dicas de saúde, bem estar e descontos.

Também detestamos spam!

Baixe nossos
materiais exclusivos

e tenha acesso a conteúdos sobre

Baixe nossos materiais exclusivos e tenha acesso a conteúdos sobre

saúde e bem estar