manchas vermelhas na pele

Conheça as principais causas de manchas vermelhas na pele

Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
clock (1)
4 min.

Desde leves ferimentos até situações mais graves, as manchas vermelhas na pele podem surgir acompanhadas de outros sintomas e ser um indício de vários problemas, como alergias e quadros infecciosos.

Para que você aprenda a identificar com mais precisão as causas principais das manchas vermelhas na pele, conheça os tipos mais comuns e tratamentos no artigo abaixo.

Principais causas de manchas vermelhas na pele

Existem várias condições patológicas que podem gerar as manchas avermelhadas na pele, também conhecidas como rashes. “Essas lesões podem parecer semelhantes, porém, dependendo da causa, existe uma variação no aspecto do ferimento, o que auxilia no diagnóstico”, explica o Dr. Felipe Folco.

Dependendo do quadro clínico, as rashes podem apresentar outros sintomas, como coceira, febre, descamação e ardência. Por isso, é muito importante identificar os tipos de manchas vermelhas e procurar ajuda médica. Conheça as principais causas abaixo.

Alergia

As manchas causadas por alergias são pequenas bolhas que podem se encher de líquidos de coloração vermelha ou branca. Devido à irritação, elas coçam muito, principalmente logo após o contato com o alérgeno, como picada de insetos, pelo de animais, ingestão de alimentos específicos, etc.

“Mesmo parecendo algo simples, é muito importante buscar ajuda de um especialista. Afinal, ele irá indicar antialérgicos, corticoides ou pomadas para o tratamento da alergia”, salienta o Dr. Felipe Folco.

Rubéola

As manchas vermelhas pelo corpo geradas pela rubéola são pequenas e causam muita coceira. Elas geralmente aparecem no rosto, atrás das orelhas, e depois se espalham para o restante do corpo. A doença possui tratamento e traz riscos para gestantes, podendo atingir o feto. 

Zika vírus, dengue e chikungunya

Essas doenças causadas pelo mosquito Aedes Aegypti podem provocar manchas vermelhas no corpo que coçam. Esse sintoma está presente na maioria dos casos dessas patologias e vem acompanhado de outros, como febre, fraqueza, mal-estar, cansaço e dor nas articulações.

“Dengue, zika e a chikungunya podem causar sérios riscos ao paciente, dependendo de seu estado de saúde, principalmente em gestantes. Por isso, em caso do aparecimento dos sintomas é de extrema importância buscar ajuda médica”, afirma o Dr. Felipe Folco.

Micose

Causada pela presença de fungos na pele, a micose pode gerar bolhas ou manchas vermelhas com coceira e descamação, em uma ou mais regiões do corpo. A doença é contagiosa e pode ser tratada com antifúngicos e antibióticos indicados por um dermatologista.

Psoríase

Essa condição está relacionada a fatores genéticos, sendo mais comum em pacientes de até 30 anos ou acima dos 50. A psoríase tem como principal sintoma manchas com centro branco e bordas vermelhas, que são secas, descamam e causam coceira. O tratamento é feito com pomadas e cremes anti-inflamatórios.

Sarna

A sarna, também conhecida como escabiose, é uma doença contagiosa, causada por um ácaro que forma manchas vermelhas na pele e gera coceira intensa, principalmente à noite. A doença tem cura por meio de pomadas, cremes e medicamentos orais.

Brotoeja

A brotoeja é uma inflamação de pele causada pelo bloqueio da eliminação de suor por roupas e permanência em locais quentes e úmidos. Por isso, ela causa o aparecimento de manchas, bolhas e erupções avermelhadas, que provocam ardência e surgem principalmente no pescoço, rosto, costa, peito e coxas.

Catapora

A catapora é uma doença contagiosa causada pelo vírus varicela zoster, que tem como sintoma principal manchas e bolinhas vermelhas pelo corpo, causando coceira intensa. O tratamento é feito com medicamentos orais.

Dermatite atópica

Em quadros de dermatite atópica, o paciente apresenta lesões avermelhadas que causam coceira e descamação, localizada em dobras de pele, como atrás dos joelhos, na virilha e nos braços. A condição está relacionada a fatores genéticos.

Busque ajuda médica

Em caso de manchas vermelhas na pele acompanhadas ou de outros sintomas, é muito importante buscar ajuda de um profissional especialista. Ele irá avaliar as lesões e, se necessário, indicará alguns exames, como os de sangue para realizar o diagnóstico.

Para cuidar de sua saúde com praticidade e economia, conte com a ajuda da Comigo Saúde. Aqui, você agenda seus exames nas melhores instituições por um preço acessível e ainda tem o pagamento facilitado no cartão.

Texto revisado pelo Médico Felipe Folco CRM 100694

Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Baixe nossos
materiais exclusivos

e tenha acesso a conteúdos sobre

Baixe nossos materiais exclusivos e tenha acesso a conteúdos sobre

saúde e bem estar

Receba nossos conteúdos gratuitamente.
Toda semana enviamos diretamente na sua caixa de email dicas de saúde, bem estar e descontos.

Também detestamos spam!

POSTS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossos conteúdos gratuitamente.
Toda semana enviamos diretamente na sua caixa de email dicas de saúde, bem estar e descontos.

Também detestamos spam!

Baixe nossos
materiais exclusivos

e tenha acesso a conteúdos sobre

Baixe nossos materiais exclusivos e tenha acesso a conteúdos sobre

saúde e bem estar