dieta low carb

Entenda o que é e como funciona a dieta low carb

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Na busca pela perda de peso, é necessário uma mudança na alimentação. Uma das alternativas é a dieta low carb, que possibilita refeições diferenciadas, com uma baixa quantidade de carboidratos, a fim de ingerir menos calorias.

Como toda alteração alimentar, é importante conhecer mais a respeito antes de aplicá-la. Por isso, saiba como essa dieta funciona, para quem é indicada e quais benefícios ela pode oferecer no artigo abaixo.

O que é a dieta low carb?

Afinal, o que é a dieta low carb? Segundo a Organização de Diabetes do Reino Unido, essa dieta é definida como uma redução de carboidratos na alimentação, que deve conter cerca de 130g da substância no cardápio diário. O carboidrato é de extrema importância para o funcionamento do nosso organismo, atuando como uma fonte de energia.

“A dieta Low Carb, ou dieta do carboidrato, não é tão restritiva e permite que o paciente possa ingerir carboidrato, mesmo que em uma pequena quantidade, o que auxilia na perda de peso. Porém, devido à importância dele no organismo, é fundamental buscar orientação médica antes de aplicar a low carb na rotina”, explica o Dr. Felipe Folco.

É importante frisar que essa dieta realiza a redução da ingestão de carboidratos, e não a exclusão, como é o caso da dieta cetogênica, que possui mais restrições e deve ser feita apenas com indicação de um especialista.

Como funciona a dieta low carb

Em uma alimentação tradicional, com pão no café da manhã e arroz e feijão no almoço ou jantar, por exemplo, a maioria das calorias adquiridas pelo organismo vêm do carboidrato, que são fontes de energia do nosso organismo. Essa energia é utilizada para as atividades do dia a dia, e o que sobra é o armazenado como gordura.

Por isso, os alimentos Low Carb são indicados em situações nas quais há baixa queima calórica e necessidade de perda de peso. Nessa modalidade, grandes fontes de carboidrato, como arroz, feijão, pães e bolos são vetados e dão lugar a outros alimentos que possuem baixa quantidade do nutriente.

Benefícios para a saúde

Se feita corretamente, a dieta low carb oferece vários benefícios para o organismo. “Se aplicada com acompanhamento médico, a low carb pode auxiliar na perda de peso, melhorar o funcionamento do intestino e combater a retenção de líquidos”, afirma o Dr. Felipe Folco.

Além disso, ela ainda auxilia no equilíbrio dos níveis de colesterol e triglicerídeos, no controle dos níveis de açúcar no sangue e proporciona maior saciedade. “Esses benefícios irão depender dos tipos de alimentos ingeridos e da combinação da dieta com atividades físicas”, salienta o médico.

Para proporcionar tudo isso, a dieta precisa se adequar ao perfil e ao estado de saúde do paciente. Portanto, é necessário buscar a orientação de um profissional antes de iniciá-la, para que ela possa possa ser vantajosa e não comprometer a saúde.

Como fazer uma dieta low carb?

Nessa dieta, é necessário ingerir poucas quantidades de carboidratos, mas como fazer uma dieta low carb? Por onde começar? Quais alimentos podem ou não ser ingeridos? Saiba mais abaixo:

Busque orientação profissional

Se você está pensando em fazer uma dieta low carb, principalmente para emagrecer, é importante consultar um médico para receber uma orientação adequada. Por isso, fale com seu médico, realize seus exames de rotina e verifique se você pode realizar essa alteração alimentar.

Afinal, uma mudança na dieta sem consentimento médico pode não trazer benefícios à saúde. Por isso, busque um clínico geral ou nutricionista para te auxiliar no processo. Realize a dieta sempre com um acompanhamento médico regular.

Insira os alimentos adequados na sua alimentação

Existem muitas dúvidas sobre o que comer na dieta low carb. Nessa modalidade, é possível ingerir todos os tipos de carne, inclusive a de porco (moderadamente). Você também pode consumir frutas, verduras, legumes, nozes, sementes, derivados de leite, entre outros. Nesse caso, o carboidrato será inserido por meio de alguns alimentos com farinha integral, legumes e verduras.

O que não consumir na dieta low carb

Cereais como arroz, feijão e farinha de trigo estão vetados. Embutidos que possuem grande quantidade de sódio, como linguiças, salsichas e salames, por exemplo, não devem ser consumidos. Também é importante deixar de lado fast-food e outros alimentos calóricos.

Pratique exercícios físicos

Se você está em busca de emagrecimento, é muito importante alinhar a low carb a atividades físicas. Realize os exercícios adequados para sua condição de saúde e sempre com orientação médica.

Mantenha sua saúde com visitas ao médico e exames regulares em dia. Para isso, conte com a Comigo Saúde. Aqui, você pode realizar seus procedimentos nas melhores instituições por um preço justo e acessível. Aproveite.

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