Os melhores preços para exames

Encontramos os melhores preços para seus exames em toda grande São Paulo.

Densitometria óssea: o que é e para que serve

Utilizada para identificar o nível de massa óssea, a densitometria é um tipo de exame que realiza o diagnóstico de diversas doenças, como a osteoporose e osteopenia. Por isso, esse exame deve ser realizado principalmente por pacientes acima de 50 anos.

 

Para que você entenda mais sobre a densitometria óssea, a Comigo Saúde preparou um guia completo sobre o assunto. Entenda mais sobre esse exame com o artigo abaixo.

XMLID_381_

O que é densitometria óssea

Muitas pessoas têm dúvidas sobre o que é densitometria óssea. “Esse tipo de procedimento permite captar imagens do paciente, como em um raio-x, a fim de identificar indícios do início de uma perda da espessura óssea” é o que afirma o pediatra Felipe Folco. 

 

A densitometria é rápida, eficiente e indolor, durando, aproximadamente, 15 minutos. “O paciente fica devidamente posicionado no equipamento e, em seguida, o aparelho emite a radiação e capta as imagens. Sendo assim, o paciente não sente desconforto durante o procedimento”,  acrescenta o médico.

pills

Função da densitometria óssea

Afinal, para que serve a densitometria óssea? O exame é de extrema importância para o tratamento e a prevenção da perda de massa óssea. Ele permite diagnosticar  a situação em estágio inicial antes que o quadro evolua e se torne visível em outros exames. 

 

“Essa perda óssea torna a pessoa mais propensa a desenvolver a osteoporose, doença na qual o paciente possui uma grande perda do revestimento dos ossos, aumentando, assim, o risco de fraturas. Por isso, o exame é indicado após os 50 anos, momento em que o nível de cálcio diminui e os ossos  podem ficar mais  frágeis”, explica o Dr. Felipe Folco. 

Filled_outline

Quem deve fazer o exame?

O exame de densitometria corporal deve ser feito apenas com a recomendação de um especialista em mulheres a partir dos 65 anos e homens a partir dos 70. Mas existem outras condições nas quais a densitometria deve ser realizada. Como em pacientes acima de 50 anos que possuem fatores de risco para fraturas — como doenças intestinais ou consumo de cigarro e álcool em excesso. 


Além disso, adultos com doenças como lúpus e artrite reumatoide, que fazem o uso de medicamentos relacionados à perda óssea, como os corticoides, e mulheres no tratamento da menopausa, devem realizar a captação da imagem de densitometria óssea.

immune

Quando fazer a densitometria óssea

A densitometria óssea de corpo inteiro deve ser realizada apenas com prescrição médica e, como vimos, ela deve ser feita por mulheres com idade a partir dos 65 anos e homens depois dos 70 anos. Caso os resultados sejam normais, o procedimento deve ser repetido a cada cinco anos, seguindo as recomendações do seu especialista. 

 

Nas situações em que o paciente apresenta sinais de osteoporose em outros exames ou esteja com mais de 50 anos e tenha fraturado algum membro, o exame de densitometria óssea é feito a fim de avaliar o quadro com maior precisão. Por isso, em caso de alterações nos ossos, como fraturas, costas encurvadas, fragilidade nos ossos: consulte um especialista. 

coronavirus (1)

Onde fazer o exame?

Para realizar a densitometria óssea é necessário buscar uma instituição devidamente credenciada que realize o procedimento com funcionários capacitados e que possua equipamentos de última geração.

 

Para achá-la conte com a ajuda da Comigo Saúde. Aqui, você encontra diversas instituições parceiras e de qualidade para realizar este e outros procedimentos por um preço justo e acessível. 


Além disso, você pode agendar sua densitometria on-line pelo site da Comigo e ter o pagamento facilitado em até 10 vezes no cartão. Aproveite para cuidar da sua saúde a de seus familiares de modo prático e econômico com o auxílio da Comigo Saúde.

Os melhores preços para exames

Encontramos os melhores preços para seus exames em toda grande São Paulo.
blood-test

Está com dúvida sobre como funcionam alguns exames? Acesse a área de exames e veja o guia completo sobre os principais procedimentos solicitados pelos médicos.

blog

No blog da Comigo Saúde você encontra diversos artigos sobre saúde, exames e  bem estar, com informações de especialistas para que você tenha mais qualidade de vida. Confira!