Os melhores preços para exames

Encontramos os melhores preços para seus exames em toda grande São Paulo.

Papanicolau: o que você precisa saber sobre

O papanicolau é um exame usado para a prevenção do câncer de colo de útero, uma das três doenças mais comuns entre as mulheres em nosso país. Por isso, ele deve ser feito pelas pacientes como um exame de rotina para prevenir e tratar diversas condições na região íntima.

Por isso, é muito importante que você saiba mais sobre o assunto. Desse modo, a Comigo Saúde preparou um guia completo sobre o que é, como funciona e quando fazer o papanicolau. Confira abaixo.

XMLID_381_

O que é o papanicolau?

Afinal, o que é o papanicolau? Também conhecido como preventivo, esse exame é um procedimento que colhe células do colo do útero para avaliar suas condições em laboratório. “Com ele, é possível identificar diversas doenças e inflamações na região íntima, podendo, assim, levar a paciente ao tratamento adequado”, acrescenta o Dr. Felipe Folco.

Muitas mulheres se perguntam como funciona o papanicolau. “Nele, a mulher se senta em posição ginecológica enquanto o ginecologista introduz um pequeno equipamento, chamado espéculo, que penetra na parede do útero e coleta um pouco de amostra do colo para levar ao laboratório,” explica o médico.

pills

Para que serve o papanicolau?

O exame de papanicolau serve para encontrar lesões ou alterações no colo do útero que podem ser causadas por inflamações e infecções, como no caso da candidíase tricomoníase, vaginose bacteriana e doenças sexualmente transmissíveis, como sífilis, gonorreia e o HPV.

 

“O HPV é um dos principais responsáveis pelo aparecimento do câncer na região. Por isso, é muito importante realizar o diagnóstico e o tratamento de modo preventivo, antes que o quadro evolua e possa gerar o agravamento dessas e de outras lesões no colo do útero”, afirma o Dr. Felipe Folco.

Filled_outline

Quem deve fazer o exame?

Quem deve fazer o papanicolau são mulheres que já tenham iniciado suas atividades sexuais, a fim de identificar inflamações ou doenças sexualmente transmissíveis. No  entanto, a prioridade são para as jovens acima de 25 anos nas mesmas condições citadas acima.

Esse acompanhamento deve ser feito, geralmente, até os 65 anos de idade. Esse procedimento deve ser realizado a cada um ou três anos, dependendo do quadro da paciente e das recomendações de seu ginecologista.

immune

Quando fazer?

Muitas mulheres não sabem quando fazer o papanicolau. É muito importante realizá-lo como um exame de rotina, a cada um ou três anos. Porém, existem outros sintomas que podem indicar que é o momento de fazer a análise.

Fique atento aos sinais de inflamações ou infecções na região como: vermelhidão, coceira, feridas, verrugas, entre outras alterações. Lembrando que o papanicolau não pode e não deve ser realizado sem indicação médica em um intervalo inferior a um ano. Por isso, consulte seu especialista.

coronavirus (1)

Onde fazer?

O exame pode ser aplicado por um ginecologista e encaminhado para análise laboratorial. Para isso, você pode procurar instituições e profissionais devidamente credenciados, que ofereçam uma estrutura adequada para realização esse serviço. Se você está em busca de onde fazer papanicolau, conte com a ajuda da Comigo Saúde.

Aqui, você pode agendar seus exames com praticidade e economia! É só acessar o site da Comigo, digitar o nome do procedimento, escolher onde e quando você deseja realizá-lo. Tudo por um preço justo e acessível. Você ainda tem o pagamento facilitado em até dez vezes. Aproveite!

Os melhores preços para exames

Encontramos os melhores preços para seus exames em toda grande São Paulo.

blood-test

Está com dúvida sobre como funcionam alguns exames? Acesse a área de exames e veja o guia completo sobre os principais procedimentos solicitados pelos médicos.

blog

No blog da Comigo Saúde você encontra diversos artigos sobre saúde, exames e bem estar, com informações de especialistas para que você tenha mais qualidade de vida. Confira!