Os melhores preços para exames

Encontramos os melhores preços para seus exames em toda grande São Paulo.

Entenda o que é e qual a importância da ressonância magnética

A ressonância magnética faz parte dos procedimentos tecnológicos da medicina moderna e auxilia no diagnóstico de diversas doenças, permitindo uma visão mais nítida da estrutura óssea, muscular e dos órgãos do paciente.

Apesar de sua grande importância, podem surgir algumas dúvidas sobre o que é ressonância magnética e em que casos esse exame é indicado. Por isso, a Comigo Saúde preparou um guia completo sobre o assunto. Acompanhe logo abaixo.

XMLID_381_

O que é ressonância magnética?

“A ressonância magnética é um exame que utiliza o campo magnético de um grande ímã, que se comunica com o corpo do paciente por meio dos pulsos de  radiofrequências. Isso é feito para criar imagens em alta definição dos órgãos internos em vários ângulos”, é o que explica o cardiologista Rudiney Azevedo. 

“Essa reação gera uma agitação das moléculas corporais, que são captadas pelo aparelho e transformadas em imagens que vão direto para um computador que comanda o aparelho. Lembrando que o campo magnético, responsável pelo funcionamento do equipamento, é eficiente e não traz danos ao paciente”, acrescenta o médico. 

pills

Qual a função da ressonância magnética?

Mas para que serve a ressonância magnética? “Por criar imagens de alta definição, ela permite visualizar com mais detalhes diversas áreas, como as do tórax, cabeça, pescoço e abdômen. Auxilia, assim, em uma maior precisão do diagnóstico”, afirma Dr. Rudyney.

Além disso, o exame de ressonância se utiliza do elemento químico gadolínio, ao invés do contraste iodado e a radiação ionizante, o que oferece ao paciente maior conforto durante o procedimento e menor reação alérgica. Com ele, ainda é possível identificar doenças como Alzheimer, Esclerose Múltipla e até riscos de AVC (Acidente Vascular Cerebral).

Filled_outline

Para quem o exame é indicado?

A ressonância magnética é indicada para o diagnóstico de doenças neurológicas, assim como inflamações, infecções e tumores na região cerebral. Analisa também, outras partes do corpo que possam conter alterações de massas, lesões, coágulos e aneurismas. 

Durante o procedimento, é possível identificar enfermidades como tendinites, hérnias de disco, cistos, rompimento dos ligamentos do joelhos, tornozelos, ombro entre outros. Portanto, o exame é indicado para a verificação do estado de saúde do paciente quando há suspeitas de algum quadro clínico. 

Pacientes que apresentem histórico familiar de doenças como Alzheimer e Esclerose Múltipla, por exemplo, também podem receber indicação para a ressonância magnética, devido à propensão de que alguns genes facilitem o desenvolvimento dessas doenças. 

immune

Quando fazer uma ressonância magnética?

Afinal, quando fazer a ressonância magnética? Esse exame deve ser feito apenas com indicação médica, após a análise do quadro clínico completo do paciente. Como vimos, a ressonância é indicada para diagnosticar doenças cerebrais e outras. 

Então, se você apresentar sintomas como dor de cabeça,  visão turva e embaçada, falta de equilíbrio ou dormência e formigamento em alguma parte do corpo, o médico poderá indicar o agendamento do exame de ressonância magnética para avaliar com mais detalhes seu estado de saúde. 

Lesões nos joelhos, braços e em outras partes do corpo, assim como casos suspeitos de Alzheimer e Esclerose Múltipla, também podem tornar necessária uma análise pela ressonância magnética. Por isso, consulte um médico regularmente e fique atento aos sinais que seu corpo pode apresentar.

coronavirus (1)

Onde fazer a ressonância magnética

O exame de ressonância deve ser feito apenas com prescrição médica, em instituições devidamente especializadas e credenciadas a oferecerem o procedimento. Afinal, o equipamento precisa de manutenções preventivas e deve estar em ótimas condições de uso. 

 

É necessário que você realize o procedimento de maneira segura e eficaz. Portanto, se está buscando onde fazer ressonância magnética, conte com a ajuda da  Comigo Saúde. 

 

Aqui, além de você agendar seus exames de modo prático e rápido, consegue  encontrar instituições de qualidade que oferecem esses e outros procedimentos para você fazer sua ressonância magnética com preço justo e acessível. Aproveite, ainda, as condições de pagamento facilitadas no cartão em até 10 vezes. 

Os melhores preços para exames

Encontramos os melhores preços para seus exames em toda grande São Paulo.
blood-test

Está com dúvida sobre como funcionam alguns exames? Acesse a área de exames e veja o guia completo sobre os principais procedimentos solicitados pelos médicos.

blog

No blog da Comigo Saúde você encontra diversos artigos sobre saúde, exames e  bem estar, com informações de especialistas para que você tenha mais qualidade de vida. Confira!