luxacao

Luxação: o que é, causas, sintomas e tratamentos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
clock (1)
4 min.

A luxação é uma lesão grave causada por grande impacto nos membros superiores ou inferiores que desloca os ossos das articulações. Devido aos sintomas, o especialista consegue identificar essa condição e indicar o tratamento adequado.

Por isso, é muito importante identificar a condição para buscar ajuda médica o mais rápido possível. Para que você entenda melhor o que é uma luxação, quais são suas causas, sintomas e tratamentos, acompanhe o artigo completo sobre o tema, preparado pela Comigo Saúde. Confira!

O que é luxação?

Afinal, o que é luxação? “Trata-se do deslocamento das extremidades ósseas que fazem parte das articulações. Desse modo, os ossos se desconectam uns dos outros, podendo provocar além do desconforto, lesões em ligamentos e vasos sanguíneos”, explica o Dr. Felipe Folco.

Esse deslocamento, além de provocar uma série de desconfortos, pode comprometer a mobilidade do paciente. Diferentemente de outras lesões, como fraturas, fissuras ou contusões, os ossos não se quebram, apenas saem do lugar. “As articulações que são mais vulneráveis à luxação são as do cotovelo, punho e dedos das mãos”, acrescenta o médico.

Principais sintomas

Os sintomas de luxação são perceptíveis, facilitando o diagnóstico, e podem aparecer logo após a lesão. Nesse caso, o paciente pode sentir dores fortes e ter inchaços, hematomas, impossibilidade de movimento e alterações no formato da articulação.

“Após a identificação da presença de uma luxação, é muito importante buscar ajuda médica e não utilizar a força bruta para tentar ajustar o osso deslocado à sua posição original, pois essa atitude pode até mesmo agravar o quadro do paciente”, salienta o Dr. Felipe Folco.

Causas da luxação

Como dito anteriormente, a luxação muscular é ocasionada devido a lesões de impacto na região afetada, como quedas, batidas, torções, contração da musculatura, entre outros fatores. Essas situações podem acontecer em acidentes de carro e na prática de atividades físicas e esportes, por exemplo.

Por isso, é de extrema importância ter o preparo físico adequado para a atividade em questão e utilizar equipamentos de segurança durante sua realização. Você pode usar joelheiras, cotoveleiras, luvas, chuteiras e outros equipamentos de proteção apropriados à prática esportiva.

Diagnóstico

Além da avaliação clínica dos sinais e sintomas da luxação, o especialista também pode realizar alguns exames para fazer o diagnóstico. Os mais comuns para avaliar essa condição são procedimentos como raio-X, ressonância magnética e tomografia computadorizada.

Com esses exames, é possível analisar visualmente o nível de deslocamento da estrutura óssea, e, desse modo, indicar o melhor tipo de tratamento para realocar o osso e conectá-lo à articulação. Por isso, é muito importante buscar ajuda médica assim que a luxação for identificada.

Tratamento

O tratamento para luxação consiste em procedimentos similares ao de fraturas. Portanto, deve-se imobilizar o paciente, de modo que ele consiga ser levado até o atendimento médico confortavelmente, sem se mover ou fazer esforços. Durante a consulta, o paciente pode ser sedado para a realocação da área afetada.

Dependendo do caso, há a necessidade de ajuste por meio de cirurgia. O paciente pode ainda necessitar de sessões de fisioterapia e de ingestão de analgésicos e anti-inflamatórios. Essas medidas vão auxiliar na recuperação dos movimentos, diminuir o inchaço e minimizar o desconforto.

Para realizar o diagnóstico adequado dessa e de outras condições, aproveite a ajuda da Comigo Saúde! Aqui, você pode agendar seus exames com praticidade e economia. Você escolhe o melhor dia, horário e local para fazer seus procedimentos, tendo ao seu dispor instituições de qualidade, e ainda conta com o pagamento facilitado em até 10 vezes no cartão.

*Texto revisado pelo Médico Felipe Folco CRM 100694

Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Baixe nossos
materiais exclusivos

e tenha acesso a conteúdos sobre

Baixe nossos materiais exclusivos e tenha acesso a conteúdos sobre

saúde e bem estar

Receba nossos conteúdos gratuitamente.
Toda semana enviamos diretamente na sua caixa de email dicas de saúde, bem estar e descontos.

Também detestamos spam!

POSTS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossos conteúdos gratuitamente.
Toda semana enviamos diretamente na sua caixa de email dicas de saúde, bem estar e descontos.

Também detestamos spam!

Baixe nossos
materiais exclusivos

e tenha acesso a conteúdos sobre

Baixe nossos materiais exclusivos e tenha acesso a conteúdos sobre

saúde e bem estar