pre-natal-do-homem

Pré-natal do homem: o que é e quais são os benefícios?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
clock (1)
5 min.

A gestação é um momento único para os pais e as mães, principalmente para aqueles que passam por isso pela primeira vez. Pensando em oferecer apoio e cuidados de saúde nessa nova fase familiar, o Ministério da Saúde desenvolveu o pré-natal do homem.

A iniciativa traz diversos benefícios, tanto para a saúde dos homens, quanto para o ambiente familiar. Para que você saiba mais sobre o que é e como funciona o pré-natal do homem, a Comigo preparou um guia completo sobre o assunto. Confira!

O que é o pré-natal do homem?

Afinal, o que é o pré-natal do homem? O pré-natal do homem foi desenvolvido pelo Ministério da Saúde, em todas as unidades médicas do país, desde 2014. A iniciativa consiste no acompanhamento do parceiro às consultas de avaliação do bebê, além da realização de exames para a manutenção da saúde e do autocuidado masculino.

“Com o pré-natal do homem, os pais têm a oportunidade de realizar diversas avaliações de rotina para analisar seu estado de saúde e, em contrapartida, desenvolvem uma postura mais participativa no acompanhamento da gestação”, explica o Dr. Felipe Folco.

Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde em 2018, a cada dez pais que participaram do processo de pré-natal masculino, oito passaram a intensificar os cuidados com sua Saúde. “Com isso, os pacientes podem prevenir sérios problemas e se envolvem mais no processo da paternidade”, complementa o médico.

Como funciona?

O pré-natal do parceiro funciona, basicamente, em cinco etapas que visam avaliar as condições do paciente, orientando-o quanto ao papel dele no processo da gestação e da paternidade.

1. Acolhimento

Após a constatação da gravidez, o pai é orientado sobre a importância de seu acompanhamento no pré-natal e que, durante todo esse processo, ele poderá tirar dúvidas sobre a paternidade. Tudo por meio de atividades educativas para sua conscientização, além de realizar exames para a manutenção de sua saúde.

2. Solicitação de exames de rotina

São sugeridos alguns exames de rotina para avaliar o quadro de saúde do paciente. Lembrando que os dados também serão importantes para minimizar problemas que possam ocorrer durante a gestação. Os procedimentos do pré-natal masculino são:

  • tipagem sanguínea e fator RH (caso a parceira possua RH negativo);
  • teste de hepatite B, C, HIV e sífilis;
  • hemograma;
  • lipidograma para avaliar níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue;
  • glicose;
  • eletroforese da hemoglobina,
  • medição da pressão arterial e do cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC).

3. Atualização da carteira de vacinação

O terceiro passo do pré-natal do homem é realizar a atualização da carteira de vacinação, verificando as doses de prevenção que ainda não foram tomadas, além recebê-las para sua proteção e manutenção de saúde.

4. Orientações com o profissional de saúde

Nesse momento, o paciente pode tirar todas as suas dúvidas a respeito do processo de gestação, dos cuidados necessários com o bebê e da manutenção de sua saúde, assim como sobre seu papel paterno no acompanhamento da gestação e no desenvolvimento do bebê.

5 – Conscientização sobre o acompanhamento durante o pré-parto

O parceiro é orientado sobre a importância de seu acompanhamento durante todo o processo do pré-parto e do parto, de modo a fortalecer os vínculos com a mãe e o bebê, garantindo total apoio e segurança em todas as etapas até o nascimento da criança.

“Nessa fase, o especialista traz a importância da presença do homem em toda a gestação para proporcionar maior segurança durante o processo para o bebê e a sua parceira. Principalmente, em casos de gestação de alto risco, o apoio do pai da criança é essencial”, salienta o Dr. Felipe Folco.

Quais são os benefícios do pré-natal do homem?

Além de promover o autocuidado e a saúde masculina, o pré-natal do homem dá a oportunidade do parceiro ter uma participação mais ativa durante a gestação, fortalecendo os vínculos com a sua parceira e o bebê. Também incentiva a compreensão da presença paterna na criação da criança, mesmo em casos de divórcio.

É de extrema importância realizar os cuidados para a manutenção da Saúde. Pensando nisso, a Comigo Saúde oferece instituições de qualidade para que você possa agendar seus exames de modo fácil e econômico. Você pode realizar seus procedimentos por um preço justo e acessível, em até dez vezes no cartão. Aproveite!

*Texto revisado pelo Médico Felipe Folco CRM 100694

Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Baixe nossos
materiais exclusivos

e tenha acesso a conteúdos sobre

Baixe nossos materiais exclusivos e tenha acesso a conteúdos sobre

saúde e bem estar

Receba nossos conteúdos gratuitamente.
Toda semana enviamos diretamente na sua caixa de email dicas de saúde, bem estar e descontos.

Também detestamos spam!

POSTS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossos conteúdos gratuitamente.
Toda semana enviamos diretamente na sua caixa de email dicas de saúde, bem estar e descontos.

Também detestamos spam!

Baixe nossos
materiais exclusivos

e tenha acesso a conteúdos sobre

Baixe nossos materiais exclusivos e tenha acesso a conteúdos sobre

saúde e bem estar