tipos-de-osteoporose

Quais são as causas, os tratamentos e os tipos de osteoporose?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
clock (1)
4 min.

A osteoporose é uma doença associada a perda de massa óssea, ocasionando maior fragilidade nos ossos, que ficam mais suscetíveis a fraturas. Existem vários tipos de osteoporose que podem acometer jovens, adultos ou idosos.

Por isso, é importante ficar atento aos sinais que essa condição pode apresentar para logo receber o tratamento adequado. Para que você conheça quais são os tipos de osteoporose, suas principais causas e os tratamentos, confira o artigo abaixo, preparado pela Comigo.

Osteoporose primária

A osteoporose primária é o tipo mais comum da doença, sendo responsável por cerca de 90% dos casos e podendo atingir tanto as mulheres, quanto os homens. Esse é um dos tipos de osteoporose dividido em dois quadros, sendo eles o pós-menopausa e o senil.

Pós-menopausa

A perda da densidade óssea nas mulheres inicia-se após a menopausa, por volta dos 45 aos 55 anos, quando há a diminuição da produção de estrógeno. Com isso, a osteoporose atinge os ossos e pode provocar fraturas nas vértebras. “A queda brusca da produção de hormônios faz com que as mulheres sejam as mais atingidas pela doença”, explica o Dr. Felipe Folco.

Osteoporose senil

Com a baixa produção de hormônios dos 45 aos 50 anos pelos homens, assim como a falta de cálcio e os desgastes da massa óssea devido à idade, que também afeta as mulheres, faz com que ambos desenvolvam a osteoporose.

“Uma dieta saudável e equilibrada, com cálcio, vitamina D e prática de exercícios físicos, pode atuar na prevenção da osteoporose”, acrescenta o médico.

Osteoporose secundária

A osteoporose secundária manifesta os mesmos sintomas da osteoporose primária, acometendo homens e mulheres de diversas faixas etárias. Ela é causada por quadros de leucemia e hipertireoidismo, além de consumo excessivo de álcool e ausência de atividades físicas.

“Essa condição também pode atingir pacientes que possuem artrite reumatoide ou tenham outras doenças que realizam tratamentos com corticoides. Esse tipo de medicamento pode favorecer a degradação dos ossos, ocasionando um quadro de osteoporose”, salienta o especialista.

Osteogênese imperfeita

A osteoporose precoce é identificada logo no nascimento e faz com que os ossos e os dentes do bebê sejam frágeis, rompendo sem nenhuma razão específica. Esse tipo de caso é extremamente raro, atingindo um número baixo de pacientes em todo o mundo.

Osteoporose juvenil

A osteoporose juvenil pode ser dividida em dois grupos: idiopático e primário. O primeiro é uma condição rara e pode atingir crianças de 8 a 14 anos com histórico de excesso de peso para idade durante a fase de crescimento.

Já o segundo, pode ser ocasionado pelo uso de corticoides e tratamento de algumas doenças, como leucemia e artrite reumatoide. A osteoporose na coluna e em outras partes do corpo pode aumentar o risco de fraturas e diminuir a massa óssea.

Diagnóstico, sintomas e tratamento

Após o diagnóstico de um especialista, o tratamento para osteoporose pode ser feito por meio de medicamentos específicos para cada caso e hormônios que auxiliaram na produção de cálcio. Com eles, será possível minimizar os sintomas da doença. Além disso, são indicadas algumas atividades específicas para o fortalecimento muscular.

Quanto antes o paciente fizer o diagnóstico, conhecendo os tipos de osteoporose, mais cedo receberá o tratamento adequado para conter o avanço da doença. Por isso, é muito importante ficar atento aos sintomas como: fragilidade nos ossos, diminuição de altura, fraturas ósseas, entre outros. Também é importante consultar o médico regularmente e manter seus exames de rotina em dia.

Para cuidar da sua saúde com facilidade e preço baixo, conte com a Comigo Saúde. Aqui, você pode agendar seus exames de modo prático e rápido, por um preço justo e acessível. É só digitar o nome do procedimento no site da Comigo, selecionar o melhor dia, o horário e o local para fazer o que precisa. Tudo de modo fácil e rápido. Aproveite!

*Texto revisado pelo Médico Felipe Folco CRM 100694

Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Baixe nossos
materiais exclusivos

e tenha acesso a conteúdos sobre

Baixe nossos materiais exclusivos e tenha acesso a conteúdos sobre

saúde e bem estar

Receba nossos conteúdos gratuitamente.
Toda semana enviamos diretamente na sua caixa de email dicas de saúde, bem estar e descontos.

Também detestamos spam!

POSTS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossos conteúdos gratuitamente.
Toda semana enviamos diretamente na sua caixa de email dicas de saúde, bem estar e descontos.

Também detestamos spam!

Baixe nossos
materiais exclusivos

e tenha acesso a conteúdos sobre

Baixe nossos materiais exclusivos e tenha acesso a conteúdos sobre

saúde e bem estar