queda-de-cabelo

Queda de cabelo: principais causas e tratamento

Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
clock (1)
4 min.

A queda de cabelo é um problema comum, que pode atingir mulheres e homens devido aos mais variados motivos. Fatores climáticos, emocionais, hormonais ou de saúde podem interferir significativamente na quantidade de fios de cabelo que caem.

A Comigo Saúde preparou um guia completo sobre o assunto para que você saiba quais condições podem causar esse problema, como identificá-las e qual o tratamento adequado. Confira!

Queda de cabelo X calvície

Muitas pessoas podem confundir a calvície com a queda de cabelo. A primeira condição afeta principalmente homens e é causada pela falta de crescimento de fios em partes ou em todo o couro cabeludo. Portanto, a queda não necessariamente gera um caso de calvície.

“A queda de cabelo pode estar relacionada a fatores que causam o desprendimento dos fios do couro cabeludo, porém, eles voltam a crescer, mesmo que seja em pequenas quantidades, algo que não costuma acontecer em casos de calvície”, explica o Dr. Felipe Folco.

Quais são as principais causas da queda de cabelo

Afinal, quais são as principais causas da queda de cabelo? Condições físicas, emocionais e comportamentais podem interferir na quantidade de fios que caem do couro cabelo. Isso inclui alguns tratamentos de saúde e até mesmo procedimentos estéticos no cabelo. Confira abaixo.

Oscilações hormonais

Você sabia que a queda excessiva de cabelo pode estar relacionada a fatores hormonais? Isso pode ocorrer em inúmeras situações em que há alterações nos hormônios, como gravidez, puberdade, menopausa ou antes do período menstrual, por exemplo.

Mulheres também podem sofrer com a queda de cabelo quando fazem a troca ou começam a tomar um medicamento anticoncepcional. Por ser um sintoma de oscilações hormonais, pode se dissipar. 

“Porém, se isso ocorre com grande frequência e em grandes quantidades, é importante procurar um dermatologista para diagnosticar a causa principal. Já no caso dos anticoncepcionais, é importante relatar isso ao ginecologista para realizar a troca do medicamento”, acrescenta o médico.

Falta ou excesso de vitaminas

A ausência ou o excesso de alguns nutrientes em nosso organismo pode ser uma das causas de queda de cabelo. A falta de aminoácidos, ferro, zinco e vitaminas B5 e B12 faz com que os fios caiam. “Para isso, é importante procurar um especialista, realizar os exames de rotina e depois iniciar o tratamento com suplementação vitamínica”, salienta o Dr. Felipe Folco.

Existem casos em que o paciente também pode apresentar excesso das vitaminas A ou B, provocando a queda de cabelo. Isso pode ocorrer devido a desequilíbrios hormonais e alimentares ou ao uso inadequado de suplementos vitamínicos. Por isso, é de extrema importância utilizar qualquer tipo de medicamento apenas com indicação médica.

Estresse

O estresse é uma das causas da queda de cabelo excessiva. Devido a situações de nervosismo, ansiedade e grandes oscilações emocionais, pode haver a queda dos cabelos. Por isso, é importante ficar atento à sua saúde mental e buscar ajuda médica para resolver o problema.

Reação medicamentosa ou terapêutica

O uso de antidepressivos, medicamentos para pressão alta ou anticoagulantes pode fazer com que os cabelos caiam. Por se tratar de uma reação medicamentosa, a tendência é que pare de ocorrer. Porém, caso haja queda excessiva, deve-se procurar um médico para verificar a possibilidade da substituição do remédio.

Existem tratamentos como a quimioterapia, por exemplo, que também podem causar perda dos fios. Mas, por se tratar de uma reação aos medicamentos, o paciente costuma ser orientado logo no início do procedimento.

Tratamento para queda de cabelo

O tratamento para a queda de cabelo varia de acordo com a causa do problema. Nos casos de ausência de nutrientes, o especialista pode indicar o uso de suplementos vitamínicos. Por isso, é importante buscar ajuda médica para evitar a perda dos fios.

Em alguns casos, o médico pode pedir exames de rotina, para avaliar as condições do paciente e as principais causas, podendo, assim, indicar o tratamento adequado. Para cuidar da sua saúde com praticidade e economia, conte com a ajuda da Comigo Saúde.

Aqui, você agenda seus exames de modo fácil e rápido on-line, nas melhores instituições. Tudo por um preço justo e acessível. Na Comigo, você ainda tem o pagamento facilitado em até 10 vezes no cartão de crédito. Aproveite para cuidar da sua saúde e a de quem você ama.

*Texto revisado pelo Médico Felipe Folco CRM 100694

Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Baixe nossos
materiais exclusivos

e tenha acesso a conteúdos sobre

Baixe nossos materiais exclusivos e tenha acesso a conteúdos sobre

saúde e bem estar

Receba nossos conteúdos gratuitamente.
Toda semana enviamos diretamente na sua caixa de email dicas de saúde, bem estar e descontos.

Também detestamos spam!

POSTS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossos conteúdos gratuitamente.
Toda semana enviamos diretamente na sua caixa de email dicas de saúde, bem estar e descontos.

Também detestamos spam!

Baixe nossos
materiais exclusivos

e tenha acesso a conteúdos sobre

Baixe nossos materiais exclusivos e tenha acesso a conteúdos sobre

saúde e bem estar