reeducacao-alimentar

Reeducação alimentar: como começar? Quais são os benefícios?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
clock (1)
4 min.

Por mais que saibamos a importância de consumir alimentos naturais ao invés de industrializados, para a manutenção da saúde, às vezes, é difícil excluir as opções pouco nutritivas do cardápio, não é mesmo? Para isso, é necessário estruturar uma boa reeducação alimentar.

Para te ajudar nessa tarefa, a Comigo preparou um guia completo de como fazer reeducação alimentar para que você possa cuidar da sua saúde e adquirir hábitos alimentares saudáveis. Confira abaixo.

Por que iniciar uma reeducação alimentar?

Além de auxiliar na perda de peso, a reeducação alimentar também oferece diversos benefícios para a saúde. “Com uma alimentação equilibrada, o paciente pode prevenir diversas doenças cardiovasculares e fortalecer a imunidade e as demais defesas do organismo”, é o que explica o Dr. Felipe Folco.

“Outros benefícios da reeducação alimentar que podemos destacar é a diminuição do colesterol ruim, da gordura do fígado e das chances de adquirir doenças como diabetes, hipertensão e obesidade”, acrescenta o médico.

Por onde começar?

Como a maioria das proteínas e nutrientes que o organismo adquire vem da alimentação, a ingestão de opções saudáveis e nutritivas é muito importante. Para que você melhore seus hábitos alimentares, confira abaixo alguns passos práticos de como fazer uma reeducação alimentar.

Conte com a ajuda de um especialista

Mudanças geralmente não costumam ser fáceis, principalmente quando se trata da alimentação. Para começar a reeducação alimentar de forma mais prática, você pode contar com a ajuda de um nutricionista.

Além de indicar o melhor cardápio de acordo com seus objetivos e necessidades, ele também vai te dar o suporte e o acompanhamento adequados, ajudando-lhe a ter mais disciplina, fortalecendo sempre suas metas e encontrando alimentos que se ajustem melhor às suas preferências.

Desse modo, será mais fácil criar uma proposta consistente e fugir dos excessos e escapadas da dieta de reeducação alimentar.

Mude a forma de como você vê as refeições

Um dos principais passos de como começar a reeducação alimentar é mudar a forma de como você vê as refeições. Naturalmente, elas são feitas para o abastecimento de vitaminas e nutrientes do organismo, e não apenas para momentos de satisfação.

Se você vê a refeição apenas como um momento de prazer, estará propenso a escolher alimentos mais atrativos visualmente, mas com poucas propriedades nutricionais.

Diminua gradualmente a quantidade de alimentos ingeridos

Você não precisa de grandes quantidades de comida para abastecer seu estômago. O órgão possui 50 ml sem alimentos, e, após as refeições, expande-se para acomodar até 1 litro de comida.

Sendo assim, não há a necessidade de comer em excesso. Então, quando você come em grandes quantidades, pode prejudicar o funcionamento do órgão, ocasionando problemas como gastrite, gases e queimação, por exemplo.

Faça suas refeições a cada três horas

Uma etapa importante de como fazer reeducação alimentar é comer a cada três horas. Assim, você consegue ingerir uma quantidade menor de comida nas refeições, aumentando a saciedade e evitando que você passe muito tempo com fome e acabe exagerando no prato.

Experimente inserir opções variadas em seu cardápio

Você pode inserir alimentos saudáveis na sua dieta de modo atrativo e delicioso, de acordo com seu paladar. Para isso, tenha um cardápio variado para cada dia. Assim, você pode saborear diversos alimentos e consegue ter refeições deliciosas, o que vai te estimular a seguir com sua reeducação alimentar.

Saia do básico e inove nas suas receitas, preparando frutas, verduras e legumes de modo variado. Você pode saborear as frutas sozinhas, acompanhadas de vitaminas ou em deliciosos sucos, por exemplo. Então, use sua criatividade no preparo das refeições!

Mantenha-se hidratado!

Além de inserir opções saudáveis na alimentação, você também precisa se manter sempre hidratado. Para isso, é imprescindível beber de 1,5 a 2 litros de água diariamente. Você pode tomar essa quantidade ao longo do dia em copos ou deixar uma garrafinha sempre disponível enquanto trabalha ou estuda.

Para cuidar da sua saúde, conte com a ajuda da Comigo Saúde. Aqui, você pode agendar seus exames on-line nas melhores instituições. Tudo por um preço justo e acessível!

*Texto revisado pelo Médico Felipe Folco CRM 100694

Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Baixe nossos
materiais exclusivos

e tenha acesso a conteúdos sobre

Baixe nossos materiais exclusivos e tenha acesso a conteúdos sobre

saúde e bem estar

Receba nossos conteúdos gratuitamente.
Toda semana enviamos diretamente na sua caixa de email dicas de saúde, bem estar e descontos.

Também detestamos spam!

POSTS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossos conteúdos gratuitamente.
Toda semana enviamos diretamente na sua caixa de email dicas de saúde, bem estar e descontos.

Também detestamos spam!

Baixe nossos
materiais exclusivos

e tenha acesso a conteúdos sobre

Baixe nossos materiais exclusivos e tenha acesso a conteúdos sobre

saúde e bem estar