saúde mental

Saúde mental: como mantê-la em meio à quarentena

Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
clock (1)
5 min.

Em meio ao cenário de quarentena, devido à pandemia do coronavírus, devemos nos preocupar com nossa saúde mental e física. Afinal, não é nada fácil lidar com essas mudanças na rotina que a contenção do vírus motivou. Por isso, é preciso manter o corpo e a mente em total equilíbrio.

Pensando nisso, a Comigo Saúde preparou um artigo completo para que você possa cuidar da sua saúde mental nesses tempos de crise, conseguindo gerenciar seus afazeres do dia a dia sem que isso afete seu bem-estar.

O que afeta a saúde mental

Existem vários fatores que podem afetar a nossa saúde mental, principalmente em meio à chegada do coronavírus no Brasil. Falta da prática de atividades físicas e hobbies, alterações na rotina, situações estressantes e cansaço são apenas alguns dos fatores que afetam nosso lado emocional.

Em meio à quarentena, temos, além desses motivos, o distanciamento social, a preocupação de contágio, a saudade dos familiares e, em alguns casos, o desemprego, a diminuição de renda ou, ainda, o desafio de continuar produtivo nas tarefas do trabalho. Tudo isso pode deixar nossas emoções instáveis e impactar os níveis de motivação, senso e propósito de vida.

Por que cuidar da saúde mental é importante?

Mais do que apenas gerir ações e sentimentos, nosso lado emocional também afeta significativamente nosso corpo. Segundo dados divulgados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre saúde mental no Brasil, existem cerca de 19 milhões de pessoas que sofrem de transtornos como a ansiedade e a depressão.

Casos como esses podem ocasionar diversos problemas, já que o lado emocional está interligado com o físico. “Uma saúde mental fragilizada pode provocar a queda nas defesas do organismo, tornando-o mais suscetível a vírus e doenças”, é o que explica o Pediatra Dr. Felipe Folco.

Baixa defesa e saúde do corpo

Além disso, uma saúde mental enfraquecida pode gerar dores de cabeça e no corpo, formigamento no braço, coração acelerado, entre outros. “O estômago é um dos órgãos internos que podem sofrer quando não se tem uma boa saúde mental, por isso, o paciente pode apresentar gastrites e, em casos mais agudos, úlcera,” acrescenta o médico.

Como cuidar da saúde mental?

Como vimos, o desequilíbrio emocional pode não só atingir a nossa saúde emocional, mas também a do nosso corpo. Mas, então, como melhorar a saúde mental em meio ao cenário de quarentena?

Não é possível sair de casa, viajar ou ver amigos, por exemplo. Porém, é necessário minimizar os danos aderindo a alguns hábitos saudáveis que vão auxiliá-lo a manter a mente equilibrada. Para isso, separamos algumas dicas de saúde mental que o ajudarão em meio à pandemia.

Pratique exercícios físicos

A atividade física e a saúde mental estão interligadas. Mesmo que não seja possível sair para caminhar ou ir à academia, você ainda pode fazer alguns exercícios físicos.

Além de ajudar a manter a forma, fazer exercícios libera no cérebro os hormônios serotonina, dopamina, endorfina e ocitocina — responsáveis por aumentar o nível de prazer e felicidade.

Use a tecnologia a seu favor

Aproveite para usar a tecnologia e os meios de comunicação para melhorar sua estadia em casa durante a quarentena. Seja o que for, utilize a ferramenta de maneira produtiva para aprender coisas novas, se distrair e se comunicar.

Você pode buscar vídeos com treinos físicos para se exercitar, falar com os amigos e colegas por chamada de vídeo ou tirar um tempo para ver sua série favorita.

Busque informações confiáveis

Com os meios de comunicação, todas as informações chegam mais rapidamente e de várias formas, por e-mail, redes sociais, entre outras. Mas isso pode causar um excesso de informações para processar.

Por isso, procure sempre acompanhar as notícias de veículos de comunicação confiáveis e oficiais. Assim, você evita informações falsas e sensacionalistas, que podem prejudicar sua saúde mental.

Alavanque sua carreira

Como você está em casa, pode aproveitar esse momento para refletir sobre sua vida profissional e alavancar sua carreira. Você pode adquirir novos conhecimentos, construir um novo currículo ou portfólio, ou conquistar uma recolocação profissional.

Construa uma rotina

Procure construir uma nova rotina na quarentena, definindo um horário certo para cada atividade, até mesmo para acordar e dormir. A falta dessa organização pode prejudicar seu desempenho em algumas tarefas e até mesmo a qualidade do sono.

Cuide da sua saúde

Com esse tempo livre, é importante também tirar um momento para cuidar da sua saúde. Por isso, se estiver com algum desconforto ou necessite de diagnóstico, procure ajuda médica para resolver o problema. Assim, sua saúde mental e física permanecem preservadas.

E, se precisar realizar exames, conte com a ajuda da Comigo Saúde para encontrar instituições de qualidade por um preço justo e acessível. Realize ainda o agendamento pelo site e tenha o pagamento facilitado em até 10 vezes.

*Texto revisado pelo Médico Dr Felipe Folco CRM 100694

Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Baixe nossos
materiais exclusivos

e tenha acesso a conteúdos sobre

Baixe nossos materiais exclusivos e tenha acesso a conteúdos sobre

saúde e bem estar

Receba nossos conteúdos gratuitamente.
Toda semana enviamos diretamente na sua caixa de email dicas de saúde, bem estar e descontos.

Também detestamos spam!

POSTS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossos conteúdos gratuitamente.
Toda semana enviamos diretamente na sua caixa de email dicas de saúde, bem estar e descontos.

Também detestamos spam!

Baixe nossos
materiais exclusivos

e tenha acesso a conteúdos sobre

Baixe nossos materiais exclusivos e tenha acesso a conteúdos sobre

saúde e bem estar