tipos de ultrassom

Tipos de ultrassom: conheça quais são e quando são indicados

Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
clock (1)
6 min.

Sabia que não são só as gestantes que precisam entender quais são os tipos de ultrassom existentes e para que servem? Trata-se de um exame muito útil e que pode ser a chave para concluir o diagnóstico de vários outros quadros — não só o de gravidez, como muitos imaginam.

Na verdade, ele é uma ferramenta muito importante para a medicina, tanto para os homens quanto para as mulheres. Para que você saiba mais a respeito dele e possa cuidar da sua saúde, a Comigo Saúde preparou este post completo. Continue a leitura e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto.

O que é um exame de ultrassom?

A ultrassonografia — também chamada de ecografia — são ondas sonoras com frequências maiores que o limite superior audível da audição humana. Na medicina, essas ondas são usadas para formar imagens de estruturas e órgãos, podendo ser realizada nas mais diversas modalidades, como bidimensional (2D), tridimensional (3D), dentre outras.

“O objetivo do ultrassom é detectar possíveis variações nos órgãos analisados. Por isso, quem conduz o exame usa padrões como formas, tamanhos e texturas como base, para auxiliar o médico no fechamento de um diagnóstico relacionado ao contexto clínico do paciente”, é o que explica o cardiologista Rudyney Azevedo.

Quais são os tipos de ultrassom mais comuns?

Bom, agora que você já sabe o que é e como funciona o ultrassom, chegou a hora de conhecer os principais tipos de ultrassonografia pedidos pelos médicos. Confira abaixo.

Abdominal

Com o ultrassom abdominal, é possível verificar diversas condições. Quando feito no abdômen superior, o exame avalia a situação do fígado, pâncreas, baço e vesícula biliar. Já a ultrassonografia de abdômen total também verifica como andam os rins, a bexiga, a artéria aorta e as cavidades abdominais.

Articulações

Quando o paciente apresenta queixas relacionadas às articulações, é comum que o médico solicite esse tipo de ultrassom para a avaliação de estruturas como: ombros, punhos, quadris, cotovelos, joelhos e tornozelos, além de músculos, tendões, entre outras.

Circulação sanguínea

Este é um dos tipos de ultrassom feitos por meio de uma técnica chamada Doppler — dispositivo que identifica o deslocamento de fluidos como o sangue. Assim, é possível avaliar o seu fluxo, a velocidade, entre outros padrões.

Por isso, quem tem ou possivelmente apresenta problemas na circulação faz a ultrassonografia de vascularização, avaliando o fluxo sanguíneo nos diversos órgãos do corpo. O exame geralmente é indicado no caso de estudo de varizes, insuficiência arterial, alterações ou lesões no fígado ou na tireoide, etc.

Ecocardiograma

É um tipo específico de ultrassom para o estudo do coração e grandes vasos, como a aorta e as veias pulmonares. Por meio desse exame é possível se avaliar a presença de patologias como alterações nas valvas cardíacas, na função ventricular, presença de tumores, cicatriz de infarto antigo, dentre outras alterações.

Mamas

É muito importante ressaltar que o ultrassom das mamas é diferente da mamografia, indicada, sobretudo, para mulheres com 40 anos ou mais. Esse exame pode ser feito em qualquer idade, com o objetivo de analisar o tecido e as glândulas mamárias em casos de nódulos ou cistos.

Transvaginal

O ultrassom transvaginal é feito por meio da introdução de um equipamento de obtenção de imagens no canal vaginal da mulher. Por esse motivo, só pode ser realizado em pacientes que já tiveram relações sexuais com penetração. Além de detectar o início de uma gravidez, o exame avalia órgãos como ovários, útero, endométrio (camadas internas do útero), entre outras estruturas.

Gestacional

A ecografia gestacional é aquele ultrassom realizado durante a gravidez. Toda gestante deve se submeter a esse exame para avaliar o andamento da gestação, sobretudo, a saúde e o crescimento do feto — e a sua própria também. Ele pode ser feito na modalidade 3D ou 4D.

Morfológico

A ecografia morfológica é uma das ultrassonografias que a grávida precisa fazer no primeiro (entre a 11ª e a 14ª semana) e no segundo (entre a 21ª e a 24ª semanas) trimestre de gestação. É ele que avalia com mais precisão o desenvolvimento do bebê, rastreando, também, possíveis alterações relacionadas a doenças genéticas.

Por que é importante fazer ultrassom?

Conhecendo os diferentes tipos de ultrassom, fica mais fácil compreender por que eles são tão importantes, não é mesmo? Por meio das imagens obtidas, o médico pode analisar o quadro do paciente e fechar diagnósticos precisos, baseados justamente nos achados detectados.

Isso sem falar na quantidade de quadros que podem ser encontrados logo no início e tratados quanto antes, evitando a evolução para situações mais graves, é o que afirma o doutor Rudyney Azevedo.

“Com o ultrassom, fica mais fácil avaliar o caso do paciente, encontrando a causa de alguns sintomas que ele vem sentindo. Por isso, é muito importante fazer o check-up, realizar os exames pedidos pelo médico, assim como a consulta de retorno, sem deixar nada para trás”, destaca o médico.

Agora que já sabe para que serve ultrassom e quais são os tipos mais comuns, não será mais pego por dúvidas caso o médico solicite a realização de algum. Lembre-se de que agir de forma preventiva, consultando o profissional da saúde com frequência e seguindo as suas orientações sobre os exames. Mantendo, assim, sua qualidade de vida e saúde em dia.

Lembrando que, com a ajuda da Comigo Saúde, você consegue realizar ultrassons e uma infinidade de outros exames, assim como consultas, por um preço acessível. Tudo para você conseguir se cuidar e ainda economizar!

Texto revisado pelo Médico especialista em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, Doutor em Ciências da Saúde pela UNIFESP – Escola Paulista de Medicina e Médico do Fleury Medicina e Saúde e do corpo clínico do Hospital Israelita Albert Einstein. Dr Rudyney Azevedo, CRM 101.991

 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Baixe nossos
materiais exclusivos

e tenha acesso a conteúdos sobre

Baixe nossos materiais exclusivos e tenha acesso a conteúdos sobre

saúde e bem estar

Receba nossos conteúdos gratuitamente.
Toda semana enviamos diretamente na sua caixa de email dicas de saúde, bem estar e descontos.

Também detestamos spam!

POSTS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossos conteúdos gratuitamente.
Toda semana enviamos diretamente na sua caixa de email dicas de saúde, bem estar e descontos.

Também detestamos spam!

Baixe nossos
materiais exclusivos

e tenha acesso a conteúdos sobre

Baixe nossos materiais exclusivos e tenha acesso a conteúdos sobre

saúde e bem estar