triglicerideos

Triglicerídeos: o que são, qual é a sua importância e como controlá-los

Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
clock (1)
4 min.

Como várias substâncias atuantes no organismo, os triglicerídeos têm seu papel no auxílio da manutenção e do bom funcionamento do organismo. Porém, se ele estiver em altos níveis, pode acarretar diversos problemas de saúde. Por isso, é muito importante ficar atento ao nível de triglicérides.

Para que você saiba do que se trata esse tipo de gordura, como funciona e de que modo manter sua quantidade em equilíbrio, acompanhe o artigo completo sobre o assunto, preparado pela equipe da Comigo.

O que são os triglicerídeos?

Os chamados de triglicérides são as principais gorduras do organismo, que contribuem para o abastecimento de energia. “Os triglicerídeos são utilizados pelo organismo para fornecer energia, e o que não é utilizado é armazenado em forma de gordura”, explica o Dr. Felipe Folco.

O triglicerídeo viaja pela corrente sanguínea juntamente com outras substâncias, como o colesterol. “Além de excesso de gordura, o triglicerídeos alto pode obstruir os vasos sanguíneos e favorecer o desenvolvimento de doenças cardíacas”, acrescenta o médico.

Por que controlar o nível de triglicerídeos no organismo?

Por ser uma fonte de energia, essa substância é indispensável para nosso organismo. Assim, para ter uma boa saúde, é muito importante manter os níveis de triglicerídeos equilibrados. “Em casos de triglicerídeos baixo, o paciente pode ter desnutrição, alterações na tireoide e má absorção dos nutrientes”, salienta o Dr. Felipe Folco.

Se os níveis estiverem elevados, há um acúmulo de gordura no organismo, o que pode gerar casos de pancreatite, infarto, doenças cardiovasculares e cardíacas, além de favorecer o aparecimento de diabetes e obesidade. Por isso, é importante ficar atendo ao nível de triglicerídeos.

Níveis de triglicerídeos no sangue

Para identificar os níveis da substância no sangue, é necessário realizar um exame de triglicérides. O procedimento deve ser feito a cada cinco anos, no máximo, para medir os níveis de triglicerídeos e colesterol em indivíduos a partir dos 20 anos. Confira abaixo a classificação da quantidade ideal dessa gordura no organismo.

  • Normal: abaixo de 150 mg/dL;
  • Moderado: de 150 a 199 mg/dL;
  • Alto: entre 200 e 499 mg/dL,
  • Muito alto: igual ou superior a 500 mg/dL.

Principais causas de alteração no nível de triglicerídeos

As alterações nos níveis de triglicérides ocorrem por diversos fatores, que podem ser derivados de condições genéticas, da presença de doenças na tireoide e da má alimentação, composta por uma dieta hipercalórica.

Por isso, é muito importante realizar os exames de rotina para identificar problemas e alterações no organismo. Afinal, quanto antes identificar mudanças nos índices de gordura no organismo, mais rápida e eficiente será a recuperação.

Como controlar os níveis de triglicerídeos

Para manter os índices dessa substância equilibrados, você deve adotar um estilo de vida saudável, com uma dieta balanceada e a prática de exercícios físicos. Por isso, evite consumir alimentos gordurosos em excesso ou aqueles com alto índice de carboidrato, como: pães, massas, frituras, doces, entre outros.

Alimentos açucarados também devem ser consumidos moderadamente. Além disso, é importante limitar a quantidade de bebidas alcoólicas e realizar atividades físicas de duas a três vezes por semana. Mantenha sua saúde em dia, consultando o médico regularmente e realizando a cada cinco anos, no mínimo, o triglicerídeos exame.

Para fazer esse e outros procedimentos, conte com a ajuda da Comigo Saúde. Aqui, você pode agendar seus exames sem sair de casa por um preço justo. Tenha acesso às melhores instituições sem precisar ter um plano de saúde e efetue o pagamento em até 10 vezes no cartão.

Texto revisado pelo Médico Felipe Folco CRM 100694

Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Baixe nossos
materiais exclusivos

e tenha acesso a conteúdos sobre

Baixe nossos materiais exclusivos e tenha acesso a conteúdos sobre

saúde e bem estar

Receba nossos conteúdos gratuitamente.
Toda semana enviamos diretamente na sua caixa de email dicas de saúde, bem estar e descontos.

Também detestamos spam!

POSTS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossos conteúdos gratuitamente.
Toda semana enviamos diretamente na sua caixa de email dicas de saúde, bem estar e descontos.

Também detestamos spam!

Baixe nossos
materiais exclusivos

e tenha acesso a conteúdos sobre

Baixe nossos materiais exclusivos e tenha acesso a conteúdos sobre

saúde e bem estar